Imperdível Menorca: roteiro e gastronomia
|Situada no arquipélago das Baleares, na Espanha, com paisagens de uma beleza indescritível e praias idílicas de águas azul turquesa, algumas ainda em estado selvagem, esta pequena ilha é um pequeno tesouro para os amantes da natureza. Considerada a mais tranquila deste grupo, Menorca é muito procurada por famílias ou para quem deseja simplesmente relaxar.
Ao chegarmos a este pequeno paraíso banhado pelo mediterrâneo, somos surpreendidos por uma iminente sensação de paz e tranquilidade: sabemos instintivamente que estamos perante um local onde a natureza é respeitada e preservada! É um prazer descobrir todos os encantos naturais que esta ilha tem para nos oferecer, desde as pequenas calas de areia branca e águas límpidas no sul, às praias mais rochosas e selvagens a norte.
Para além da beleza natural, que tão bem caracteriza este pequeno recanto, também a sua herança cultural é digna de destaque. Habitada desde a pré-história, como atestam os vários monumentos megalíticos espalhados por toda ilha, (são mais de 1600 exemplares) Menorca constitui, actualmente, um verdadeiro museu arqueológico ao ar livre. Devido à sua estratégica localização geográfica no centro do mediterrâneo ocidental foi, ao longo do tempo, palco de diversas civilizações, que tão bem deixaram a sua marca nestas terras. Mahón, a capital, e Ciutadella (a segunda cidade) são um bom exemplo desta herança histórica.
Uma cidade inspiradora, onde os seus becos e ruelas revelam uma personalidade claramente medieval.
CALAS QUE NÃO PODE PERDER:
As calas são pequenas enseadas de areia branca e águas cristalinas, rodeadas por falésias e/ou pinheiros. Em Menorca são inúmeras e todas revestidas de uma beleza singular! Algumas são de difícil acesso e condicionadas a um número limite de pessoas, mas a recompensa não poderia ser melhor: deparamo-nos com um cenário quase intocável, a natureza na sua verdadeira essência!
Vamos descobri-las!
A SUL:
Cala n´Brut →Cala Galdana → Cala Mitjana→ Cala Macarella→ Cala Porter→ Son Bou→ Binibeca.
Cala Galdana -Uma das mais conhecidas e frequentadas de toda a ilha.
Cala Binibeca -Uma cala pequena de areia branca e águas cristalinas.
Cala N´Brut – Esta cala sem areia tem a particularidade de ser constituída por plataformas de pedra polida, onde é muito frequente encontrarmos jovens que dão prodigiosos saltos para a água. Vale a pena uma visita.
A NORTE:
Algaiarens→ Cala Morell→ Cala Pregonda→ Playa de Cavalleria→ Arenal den Castell
Cala Algaiarens – Playas de La Vall – Composta por 2 praias virgens e selvagens, é um dos conjuntos mais bonitos do norte. Acessível de carro até ao parqueamento que se faz através de um caminho de terra batida. O parque é pago, e de seguida segue-se por um trilho que demora cerca de 5 minutos a pé. A segunda praia tem acesso pela primeira.
Arenal d´en Castell, um belíssimo refúgio no norte situado numa pequena baía .
Menorca é uma ilha marcadamente rural, muito ligada às suas raízes, logo a sua gastronomia é muito baseada nos produtos da terra e do mar. É uma cozinha de carácter mediterrânico, onde o azeite, o vinho e os legumes tem uma especial predominância.
Especialidades:
- O prato mais famoso da ilha é a Caldereta de langosta, que consiste num prato de sopas de pão, regado por um caldo à base de tomate, cebola e alho. Era um prato modesto, consumido essencialmente pelos pescadores, pois na altura as lagostas eram fáceis de capturar. Hoje é uma iguaria reconhecida internacionalmente, e uma caldereta chega a rondar os 50€ por pessoa.
- O queijo de Mahón, é um produto emblemático de fabrico artesanal muito apreciado na região.
- Gelados artesanais em Alaior.
- Gin de Xoriguer.
Pudim de queijo de Menorca, (fig.3) iguaria imperdível.
Onde comer:
Mesón Rias Baixas – Em Ferreries – Restaurante com vários pratos de peixe e marisco, sempre frescos. Aqui pode provar-se a caldereta a um preço mais acessível, inserida num menú de degustação.
Ca na Marga – Em Fornells – Restaurante local de carácter familiar onde a especialidade é carne na brasa.
S´Aguait – Ciutadella – Pequeno restaurante situado junto ao mercado. Aqui a especialidade são as tapas, ou o peixe que se pode adquirir directamente do mercado e ser ali confeccionado.
Voos a partir de Lisboa e do Porto, com escala em Madrid ou Barcelona.
A época ideal são os meses de Junho e Setembro, onde por norma se conseguem preços mais baixos.
COMO SE DESLOCAR:
A melhor maneira de se deslocar na ilha é alugar um carro e partir à descoberta de todos os encantos naturais que esta ilha tem para oferecer.
ONDE FICAR:
De carácter familiar (family-friendly)
Na Ciutadella, em Cala n´Bocsh (a 5 minutos da praia) – Aparthotel Paradise Club&Spa
Na primeira linha da praia, em Son Bou – Royal Family Son Bou
Adults-Only:
Hotel Global Lord Nelson, em St Tomas (sul)
Turismo Rural
Binigaus Vells **** (a 3km da praia de St Tomas)
Torralbencs (Cala Porter)
Low-cost
Los Lentiscos (Ciutadella)
Galdana Gardens apartments (Cala Galdana)
A NÃO PERDER:
Cami de Cavalls: É um caminho de 185 km que percorre a ilha através da costa. As suas origens são antigas, e foi construído com a finalidade de defender a ilha dos ataques dos invasores. Actualmente é uma rota muito conhecida dos adeptos das caminhadas e do Btt. Pode ser percorrido a pé, de cavalo ou de bicicleta. Mais informações aqui.
Passeios de Barco: Uma das alternativas para conhecer algumas das praias mais inacessíveis. Os barcos saem do porto da Ciutadella, da marina de Cala n´Bosh e de Mahón. As excursões podem ser de 1 ou de 1/2 dia, e os preços rondam os 15/20 € por pessoa.
Cova d´en Xoroi: Situado em Cala en Porter, é um dos locais mais emblemáticos de Menorca. Trata-se de um bar/discoteca situado no interior de uma gruta. Aqui pode tomar-se uma bebida e apreciar a magnífica paisagem envolvente. A entrada é paga e o preço varia consoante a hora do dia. + info
Monumentos megalíticos: Naveta dus tudons; Talati de Dalt, Ruínas de Trepucó.
Monte Toro: O ponto mais alto de Menorca, e onde se situa o Cristo Rei e o Santuário de La Virgem del Toro