Equinácea (como tomar)
|Equinácea, Echinacea angustifolia& E. purpurea
A equinácea é uma planta medicinal muito importante. Investigações feitas neste ramo demonstraram que esta planta tem capacidade para aumentar a resistência do organismo a infecções bacterianas e virais, graças à estimulação do sistema imunitário.
É também antibiótico e ajuda a atenuar alergias.
Quais os seus benefícios?
Estimula o sistema imunitário, limita a duração e gravidade das infecções, é anti-inflamatório, antibiótico e anti-alérgico. É cicatrizante de feridas e é também usada no tratamento da asma.
Como posso tomar?
Em Cápsulas, Comprimidos , procure aqueles que contenham pelo menos 3,5% de equinacósidos. Em líquido, ou suco espremido, que pode ser tomado ou aplicado na pele como forma de curar toda a espécie de feridas, furúnculos, eczemas, herpes e queimaduras. Planta seca/chá, Rebuçados , Tintura da raiz (para infecções crónicas tome meia colher de chá diluída em água 3 X ao dia) - Decocação da raiz (para infecções da garganta: gargareje com 50 ml 3 X ao dia)
Habitat e Cultivo:
Esta planta é nativa das regiões centrais dos E.U.A.
A variante E.purpurea é também cultivada na Europa. Requer solo rico e arenoso.
As flores são colhidas em plena floração, e as raízes das plantas de 4 anos, são desenterradas no Outono.
Curiosidades:
A raíz de melhor qualidade deixa uma sensação de formigueiro na língua. Se sentir esse efeito é sinal que adquiriu um produto de alta qualidade.
A equinácea está a ser estudada para o tratamento da fadiga crónica e da sida, e pode vir a revelar-se eficaz contra certos tipos de cancro (em doentes cujo sistema imunitário se encontre debilitado devido à quimioterapia ou radioterapia)
Fonte: Enciclopédia das plantas medicinais