Arroz de polvo (simples)
|O arroz de polvo é uma receita tradicional bastante apreciada em Portugal. Conheça a nossa receita e partilhe-a com quem mais gosta!
Se é fã de arroz de polvo, esta é a receita ideal, pois é simples e muito rápida de confeccionar! Portanto, se já tiver o polvo previamente cozinhado, é uma refeição que fica pronta em cerca de 10 minutos. É uma óptima sugestão tanto para uma refeição rápida de semana, como para desfrutar com calma ao fim-de-semana!
O polvo é cada vez mais consumido nas épocas festivas, nomeadamente no Natal, veja as nossas receitas de polvo!
Experimente esta nossa sugestão, siga as nossas dicas e obtenha um arroz delicioso que vai impressionar a sua família e os seus convidados.
Receita tradicional de arroz de polvo.
Ingredientes
- 1 polvo congelado com cerca de 1 kg
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- 3 tomates maduros (ou 4 colheres de sopa de polpa de tomate)
- 1/4 pimento verde
- 300 gr de arroz carolino
- sal marinho q.b
- 1 colher de sobremesa de vinagre
- coentros q.b
Instruções
- Coloque o polvo (não precisa de descongelar) com um pouco de água (até ao nível do polvo) e metade da cebola.Não coloque sal. Deixe cozinhar durante 10 minutos desde o pipo começar a rodar.
- Depois de cozinhado corte os tentáculos do polvo em pequenas rodelas e reserve.
- Pique muito bem os dentes de alho e a restante cebola e deixe refogar no azeite em tacho fechado até a cebola ficar mais amolecida.
- Junte o pimento cortado em pequenos cubo e os tomates ou a polpa de tomate e deixe refogar bem o tomate (se usar inteiros) Se usar a polpa pode passar logo ao passo seguinte.
- Junte a água da cozedura do polvo, cerca de 600 ml para 300 gr de arroz. Se pretender que fique mais caldoso junte cerca de 800ml.
- Aguarde que o caldo ferva, e enquanto isso lave bem o arroz. Lave até que a água saia límpida.
- Quando o caldo começar a ferver, junte o arroz muito bem escorrido.
- Deixe cozinhar cerca de 8 minutos. Entretanto prove e junte sal a gosto, se necessário (normalmente não é necessário muito porque o polvo já tem sabor) e junte o vinagre e o polvo.
- Deixe que levante novamente fervura e deixe mais um minuto ao lume.
- Desligue o lume e junte os coentros picados.
- Deixe repousar tapado mais 5 minutos e está pronto a servir.
O polvo é uma alternativa para a noite de consoada?
Sim, principalmente no Norte de Portugal, na zona da fronteira com a Galiza, o polvo é consumido na ceia de Natal, em substituição do bacalhau cozido.
Devo usar polvo fresco ou congelado?
Se usar congelado é mais fácil de cozinhar. Cerca de 10 -20 minutos a cozinhar lentamente na panela de pressão consoante o tamanho. No entanto, se usar fresco, vai ter de cozinhá-lo durante muito mais tempo para ficar macio, cerca de uma hora