Ovos de linhaça
|Se por algum motivo não pode ou não quer consumir ovos, saiba que há uma alternativa para o seu uso, nomeadamente em certos bolos, pães e bolachas. Conheça e saiba como preparar ovos de linhaça.
Com apenas 2 simples ingredientes, sementes de linhaça moída e água, conseguimos em cerca de 15 minutos de preparação, obter o tão desejado “substituto” do ovo.
Ora como funciona? As sementes de linhaça contém uma substância conhecida como mucilagem, que ao entrar em contacto com a água se transforma num gel polissacarídeo, e é este gel que contém as propriedades semelhantes à do ovo no processo de cozimento. Estas propriedades vão conseguir dar estrutura (agente estruturador), ligação (propriedades emulsionantes, que permitem ligar óleo e água ) e arejamento (capacidade da massa ganhar bolhas de ar, importante na levedação). Se o gel for preparado correctamente, pode perfeitamente substituir o ovo nestas suas importantes propriedades.
Nota: Apesar de ser um óptimo substituto do ovo em algumas utilizações, tem de se ter em atenção que o ovo de linhaça nunca será uma reprodução idêntica do ovo normal. Um ovo depende e “trabalha” através das suas proteínas, a linhaça através de um gel polissacarídeo, pelo que os resultados não serão exactamente os mesmos. Os ovos de linhaça vão actuar muito bem em receitas de pães, bolachas e bolos húmidos.
Veja passo a passo como fazer ovos de linhaça:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
- 3 colheres de sopa de água
Instruções
- Triture as sementes de linhaça até ficar em farinha.
- Coloque a farinha numa tacinha e junte a água.
- Mexa e deixe repousar no frigorífico 10 minutos até formar um gel.
- Está pronto a usar.
Passo 1 – Moer as sementes de linhaça (é preferível moer as sementes para que estas não percam as suas propriedades) e colocar 1 colher de sopa num recipiente.
Passo 2- Juntar 3 colheres de sopa de água e envolver bem com uma colher ou um garfo.
Passo 3– Deixar actuar no frigorífico durante 10 minutos até formar um gel.