Erva-Príncipe/Capim Santo – benefícios para a saúde
|A erva-príncipe, também conhecida como citronella, capim-limão ou capim santo é uma planta medicinal muito benéfica para a saúde. De propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o seu chá é perfeito para acalmar os músculos do estômago e dos intestinos, aliviando as dores espamódicas e a flatulência. De aroma alimonado e perfume adocicado, esta planta é nativa da Índia Meridional, embora seja cultivada nas regiões tropicais do mundo inteiro.
É também muito utilizada na culinária asiática, especialmente na cozinha tailandesa. [ver receitas ]
A parte branca (na imagem) é utilizada na gastronomia asiática para aromatizar os pratos de caril, por exemplo.
É rica em óleos essenciais, sendo por isso muito procurada para a industria da perfumaria e também para fins medicinais. É aplicada como cataplasma ou óleo essencial diluído para aliviar as dores e a artrite.
Recapitulando os benefícios da ingestão desta planta:
- Calmante e digestivo (é um anti-séptico que elimina as bactérias e parasitas nocivos e repovoa o trato digestivo com bactérias boas) – Indicado para dores de estômago, flatulência, gastroenterites, diarreia e vómitos. Beber regularmente o chá (*ver infusão)
- Antidepressivo (propriedades calmantes e sedativas) chá (*ver infusão)
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol (o seu alto teor de potássio também ajuda a reduzir e regular a pressão arterial.) chá (*ver infusão)
- Desintoxicante (O consumo regular de chá de capim-limão ajuda a limpar e desintoxicar o corpo. A sua natureza diurética ajuda a eliminar toxinas, ácido úrico e colesterol ruim do corpo, purifica o fígado, rins, bexiga e pâncreas.(*ver infusão)
- Antibacteriano e antifúngico (tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas que ajudam o corpo a lidar com a tosse, a febre e outros sintomas de gripes e constipações. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, que estimula o sistema imunológico para combater a infecção.
Infusão:
A infusão de erva-príncipe é a forma mais simples de preparar as partes mais delicadas das plantas, sobretudo as folhas e as flores, para serem utilizadas como uma bebida relaxante ou revitalizante. Pode beber-se quente ou fria.
Como fazer chá:
Quantidade-Padrão:
Em chávena: 1 ou 2 colheres de chá de planta seca para 1 chávena de água (1 dose)
- Coloque as plantas num recipiente e encha-o de água a ferver.
- Cubra o recipiente e deixe em infusão 5 a 10 minutos no máximo. Coar com um pano de algodão para a chávena a servir.
- Pode adoçar com 1 colher de chá de mel.
Em bule ou cafeteira: 2 colheres de sopa para 500ml de água
- Escalde o bule e depois coloque as ervas. Deite água a ferver e feche a tampa.
- Deixe em infusão durante 10 minutos no máximo.
- Sirva num chávena e adoce com mel.
Fontes:
Enciclopédia das Plantas Medicinais, Andrew Chevallier
Lemongrass Tea, N.R Brown
Making Herbal Teas, Infusions, & Decoctions: Making Herbal Remedies At Home, Robin Nelson Shellenbarger